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Marketing para agências de viagem: as 5 melhores dicas

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Se explorar novos destinos é a paixão de muita gente, as agências de turismo sempre tiveram um papel importante para tirar os sonhos do papel. O cenário, entretanto, tem se transformado com o protagonismo da internet e as ofertas online de passagens e hotéis. Sendo assim, como atrair clientes? Como ter sucesso no marketing para agências de viagem

Uma coisa é certa: é preciso repensar estratégias para promover uma aproximação efetiva com o público-alvo, que se comporta de forma cada vez mais autônoma quando o assunto é viajar.

A seguir, saiba mais sobre a importância de traçar ações de marketing coerentes com o perfil do consumidor atual e confira 5 dicas imperdíveis para alavancar os resultados da sua agência de viagem!  

Marketing para agências de viagem: desafios e perspectivas 

Não adianta negar: a transformação digital mudou essencialmente o modo como nos relacionamos, consumimos e interagimos com as marcas (sem falar nas relações interpessoais, é claro!). 

Se antes o consumidor médio dependia das indicações de amigos e da exposição à mídia tradicional para entrar em contato com uma agência e precificar/planejar uma viagem, hoje ele digita termos como “passagem barata (destino desejado)” nos mecanismos de busca da web e tem acesso, em poucos segundos, às melhores ofertas. 

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Créditos: GraphiqaStock

Passagens aéreas, reservas de hospedagem, pacotes, roteiros, dicas: tudo “se joga” e se encontra no Google, do conforto de casa e/ou direto da tela do smartphone. Além dos apps e portais especializados – que usam todo o poder da tecnologia para facilitar a organização das viagens -, há ainda a ascensão de novos modelos de negócio em turismo. 

É o caso de plataformas digitais como o Airbnb (aluguel de casas por temporada), WorldNomads (portal internacional de work exchange) e Couchsurfing (que conecta turistas a anfitriões de todo o mundo dispostos a hospedar viajantes). 

Ok, mas quais são os possíveis caminhos para as agências?

Parece difícil competir, certo? Afinal, por que clientes que podem resolver tudo sozinhos (e, muitas vezes, gastando menos) vão procurar o serviço mais tradicional das agências turísticas? 

A resposta a essa pergunta-chave é justamente o que abordaremos a seguir: atendimento humanizado, exploração de diferenciais e atualização aos novos tempos. Com o marketing certo para agências de viagem, é mais do que possível alavancar as vendas – e melhorar o posicionamento de mercado. 

Vamos às dicas? 🙂  

Impulsione suas vendas: 5 dicas valiosas de marketing para agências de viagem 

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1. Invista em presença digital: site otimizado para SEO 

Hoje, falar em marketing é basicamente o mesmo que falar em marketing digital – não porque as ações offline não funcionem, mas porque o digital é mesmo a bola da vez. Se seu público-alvo (ou “persona”, para usar um vocábulo do segmento) faz buscas no Google para obter informações sobre serviços de viagem, nada mais natural do que marcar presença por lá, certo? 

Nesse sentido, um primeiro passo vital é investir em um bom site para o seu negócio. Mas quais requisitos ele deve preencher? Vamos lá: 

  • tempo rápido de carregamento;
  • boa navegabilidade e experiência do usuário (em outras palavras, um site que possa ser navegado de forma simples e intuitiva);
  • design que facilite a interação;
  • responsividade, permitindo o acesso via dispositivos móveis;
  • boa identidade visual. 

Além de tudo isso, é fundamental que o website atenda a uma característica importantíssima: foco em conversão, ou seja, em geração de resultados. Nesse contexto, entra em cena o SEO – Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca). 

“Esse tal de SEO”: entendendo o conceito

O SEO nada mais é do que um conjunto de medidas para tornar os sites amigáveis ao Google e, dessa forma, conquistar um bom rankeamento nos resultados de buscas. Mais tráfego, conhecimento de marca e vendas são consequências naturais da implantação dessas melhores práticas. 

Além de todos os itens citados na listinha acima, o SEO também é muito beneficiado pelos chamados CTAs (call-to-action) na página. Os CTAs são convites chamativos que influenciam o usuário a clicar em um determinada oferta (como um pacote de viagem) ou a entrar em contato com a agência para mais informações. 

Essas chamadas, vale lembrar, devem ser distribuídas de forma inteligente pela página, de modo a chamar a atenção do usuário, mas sem pecar pelo excesso. Uma estratégia atrativa de calls-to-action é vital no marketing para agências de viagem!

2. Conteúdo é rei: mantenha um blog 

Por falar em melhores práticas que ajudam o negócio a ganhar notoriedade e de quebra contribuem para alcançar boas posições no Google, criar e manter um blog vinculado ao site é outra dica de ouro em marketing para agências de viagens. 

Você pode criar artigos, infográficos, listas e outros formatos de conteúdo que respondam às principais dúvidas e anseios relacionados ao universo de viagens. Dicas de roteiros, passagens aéreas, documentos para viajar para o exterior… as possibilidades de abordagem são muitas! 

Fique atento às palavras-chave mais pesquisadas pelo seu público e crie autoridade ao mostrar que tem domínio do segmento: o caminho, aqui, é fornecer informação de qualidade para quem precisa.

Atenção: não basta ter um blog. Mantenha a constância nas publicações e divulgue seu conteúdo (via redes sociais, e-mail e outros canais). Criar materiais ricos, que possam ser baixados de forma gratuita em troca dos dados de contato dos usuários, é outra “isca” importante para gerar oportunidades de vendas.

3. Crie uma presença sólida nas redes sociais 

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Visando fortalecer ainda mais sua presença digital, a manutenção de redes sociais atualizadas é outro pilar indispensável do marketing bem-sucedido. Para saber em quais mídias marcar presença, a resposta é simples: esteja onde seu público está

De maneira geral, Facebook e Instagram são boas apostas na área de viagens, com destaque para este último. Com forte apelo visual, o Instagram é propício para divulgar conteúdos relacionados a lifestyle e dicas de bem-estar – em outras palavras, é um prato cheio para explorar as interações com seu público-alvo. 

A regra da atualização constante também vale para as mídias sociais, ok? Mantenha um cronograma de postagens para ambas as frentes e abuse do poder de engajamento ao divulgar campanhas, promoções e o próprio conteúdo produzido no blog, dentre outros.

*Observação: diante do mercado digital atual, investir em impulsionamento e anúncios pagos (nas redes sociais e no próprio Google) fazem toda a diferença para melhores resultados. 

4. Aposte em campanhas offline inteligentes

Quem disse que o offline perdeu o seu poder? Combinado com as ações digitais, o marketing tradicional pode (e deve) ter um papel definitivo para alavancar suas vendas. 

Exemplos de estratégias eficazes nesse sentido são as parcerias, os programas de fidelização/indicação e as sempre bem-vindas promoções

Explorando parcerias no marketing para agências de viagem

Para aumentar a cartela de clientes e potencializar benefícios para o público do ramo, o estabelecimento de parcerias com outros negócios da área de turismo é uma ação que costuma gerar ótimos resultados. 

Aqui, é possível abordar estratégias como combinar diferentes serviços em uma única oferta, criar campanhas unificadas de desconto na contratação e oferecer vantagens na indicação do parceiro, dentre outras. 

Programas de fidelização e indicação

Por sua vez, os programas de fidelização e indicação são outra frente interessante para engajar os clientes já existentes e potencializar o boca-a-boca para captar os novos. Elaborar campanhas de descontos/prêmios para gerar recomendações e oferecer benefícios para clientes assíduos são ideias valiosas nesse sentido. 

Promoções 

Promoções pontuais e bem pensadas também nunca perdem seu valor: o segmento de turismo sempre poderá trabalhar com desejos e demandas do público (que vincula a ideia de viagem a status, descanso, diversão e enriquecimento cultural), além de aproveitar os períodos de sazonalidade

Diferentes formas de parcelamento, preços competitivos, ofertas-relâmpago, pacotes especiais, viagens temáticas em datas comemorativas, descontos exclusivos… há muito o que explorar! 

5. Invista nos seus diferenciais: personalização e atendimento humanizado 

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Eis um quesito no qual o marketing para agências de viagem sai muito na frente dos concorrentes digitais: o contato próximo e pessoal com o cliente. Não subestime essa vantagem! 

Nada substitui a atenção, o café compartilhado, a conversa e o cuidado presenciais com o cliente. Lembre-se disso! Quando falamos sobre viagens, ainda há um aspecto essencial: passar segurança e credibilidade. Esses valores podem ser transmitidos de forma muito melhor no contato cara a cara, certo? 

Nesse sentido, as agências podem e devem explorar essas vantagens tanto ao primar por um atendimento de excelência (incentivando o boca-a-boca, que não perdeu seu grande poder) quanto ao elaborar suas estratégias de captação de clientes

Foque nos pontos fortes que só um atendimento presencial e voltado para as necessidades de cada viajante pode trazer. Ofertas personalizadas e contato direto fazem toda a diferença! 

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que você amplie sua cartela de clientes e fortaleça sua presença de mercado com as nossas dicas! 

Para dar o pontapé inicial na sua estratégia de marketing para agências de viagem, entre em contato conosco para conhecer nosso programa de parcerias e seja um parceiro da GetMalas

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