A escolha da bagagem ideal pode se transformar numa verdadeira saga – mas não precisa ser assim! A análise do seu tipo de viagem, duração e itens a serem transportados já dão uma boa ideia do caminho a seguir. Hoje, vamos falar sobre um item prático e versátil que é queridinho dos viajantes: a mala de viagem média.
Vale lembrar que a mala tamanho M é aquela que tem peso e tamanho intermediários, sendo útil para viagens de todas as durações. Além disso, é um porte de bagagem que atende bem às regras de despacho das companhias aéreas brasileiras.
Prossiga a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre a mala média!
Tipos de malas: P, M e G
Primeiro, vale esclarecer as diferenças básicas entre a mala de viagem média e as malas de outros tamanhos. De forma geral, existem 3 tipos de malas: pequena, média e grande.
A pequena é a tradicional “mala de bordo” ou “bagagem de mão”, ou seja, é aquela que pode ser transportada pelo passageiro no interior da cabine do avião. Essas malas costumam ter no máximo 55cm de altura e peso máximo de 10kg.
Por sua vez, a bagagem grande ou G é a maior mala comercializada, com altura média de 77cm e capacidade para carregar cerca de 32kg.
Parâmetro intermediário entre essas duas possibilidades, a mala média é a escolha da grande maioria dos passageiros, aliando espaço e facilidade de transporte, como veremos a seguir.
Saiba Mais: Tipos de malas: como escolher a ideal para a sua viagem
Mala de viagem média: peso e tamanho
Na hora de cumprir o checklist de planejamento da viagem, conferir o peso e as dimensões permitidas pela sua companhia aérea é um dos passos mais importantes. Nesse sentido, a mala de viagem média também leva vantagem: a maioria dos modelos possui peso e medidas que se encaixam nas exigências para bagagem despachada. Veja:
– Tamanho médio da mala M: cerca de 65 cm de altura. Para se ter uma ideia, a mala média da Samsonite mede 41cm x 26cm x 66cm.
– Peso médio da mala M: 23kg (geralmente, esse também é o peso máximo definido pelas companhias brasileiras para despachar malas, em voos nacionais e internacionais).
Por que optar por uma mala de viagem média?
Quando falamos das vantagens de viajar com uma mala média, versatilidade é palavra-chave – ela é a que mais se adapta a diferentes tipos e durações de viagem. Embora seja recomendada para jornadas de uma semana a 10 dias, é possível fazer viagens mais longas com essa bagagem, se houver otimização e planejamento do conteúdo.
O tamanho intermediário, inclusive, é um bom ponto de equilíbrio entre menos espaço para transportar roupas e objetos (caso da mala P) e o peso muitas vezes excessivo da mala G.
Outra vantagem interessante é que a mala de viagem média ganha da mala pequena em capacidade (acomodando mais que o dobro do peso da primeira) e ainda assim mantém a facilidade de transporte.
O mesmo não acontece com a mala grande que, por suas próprias dimensões, acaba perdendo um pouco em mobilidade e liberdade para manuseio.
Nesse cenário, a bagagem média é a mais democrática das malas, podendo ser utilizada em viagens curtas e longas. Além disso, tem o tamanho adequado para despacho, evitando eventuais taxas por excesso de peso.
Não por acaso, é a mais recomendada para quem deseja investir em uma única boa mala (ao lado da mala pequena, que pode ser levada a bordo).
DICA: Fizemos um guia completo e prático para quem quer viajar apenas com bagagem de mão – e as dicas também valem para organizar uma mala média inteligente e otimizada. Clique aqui para conferir!
Escolhendo sua mala de viagem média: guia prático
Material de composição
De maneira geral, as malas podem ser feitas de 3 tipos de materiais: rígido, semi-rígido e maleável (tecido).
As malas médias rígidas são bastante populares pela resistência e proteção que garantem ao conteúdo. De grande durabilidade, geralmente são feitas de ABS, policarbonato ou propileno. Pequenos pontos contra são a falta de maleabilidade para carregar itens e eventuais arranhões/quebras sob fortes impactos.
Unindo material rígido e tecido, as malas médias semi-rígidas são impermeáveis em seu interior e possuem a parte frontal maleável. Por fim, as malas maleáveis ou de tecido têm a vantagem de se adaptarem melhor ao conteúdo carregado e a bagageiros – mas não possuem impermeabilização, pecando na proteção aos objetos e também na resistência.
O melhor material dependerá das suas necessidades e preferências específicas – de maneira geral, no entanto, as malas rígidas e semi-rígidas oferecem mais resistência, segurança e qualidade.
Saiba Mais: Comprar mala? Veja por que isso é coisa do passado!
Melhores marcas
Sim, selecionar marcas de qualidade, reconhecimento e excelência no mercado realmente faz a diferença. É preciso ter em mente, afinal, que a bagagem de tamanho M passa por “poucas e boas” durante o trajeto da viagem: traslados, trânsito em aeroportos e hotéis, trocas de aviões, impacto de outras malas, despacho, esteira… sem falar na proteção das suas roupas e objetos pessoais.
Por esse motivo, critérios como segurança, resistência, leveza e qualidade devem ser considerados – o que se reflete na escolha de boas marcas. Tome nota: Samsonite, Swisswin, Rimowa, Delsey e Roncato estão entre as casas mais prestigiadas e aprovadas por viajantes de todo o mundo.
Saiba Mais: Marcas de malas: você realmente sabe quais são as melhores?
De olho nas rodinhas
As malas podem ter 2 ou 4 (por vezes 5) rodinhas. Nesse ponto, vale a pena ser menos flexível: prefira as malas com 4 ou 5 rodas, ou seja, as que possuem rolamento 360º. Dando mais liberdade de movimentos, facilitando a locomoção e distribuindo melhor o peso (suas costas agradecem!), essas malas são grandes aliadas de uma viagem mais prática e simplificada.
Alugue sua mala de viagem média!
Imagine viajar com a mala média perfeita para sua viagem, escolhendo entre as melhores marcas do mercado e pagando apenas pelo tempo de uso. Essa realidade é possível com o aluguel de malas – uma forma prática, simplificada e econômica de viajar com bagagem de primeira linha.
Na Get Malas, você pode alugar uma mala tamanho M das marcas mais reconhecidas em preços máximos de R$11,57 ao dia (quanto maior a duração da viagem, menos você paga!).
Escolha entre diversos modelos e cores e reserve agora o aluguel da sua mala de viagem média. Bom embarque e até a próxima!