Já tratamos, aqui no blog, sobre a necessidade de as agências de viagem repensarem seu modelo de negócio para a promoção de um marketing efetivo, a captação de novos clientes e a fidelização do público na desafiadora realidade do mercado atual. Nesse cenário, surge a questão: por que, afinal, vale a pena apostar no formato de agência de turismo online?
Aqui, é importante destacar que não se trata de abolir o atendimento presencial e a unidade física da sua agência de viagens – e sim de agregar valor aos seus serviços ao definir uma forte presença digital.
A seguir, conheça 5 razões definitivas para apostar no meio online, adequar sua agência de viagens ao novo perfil do consumidor e maximizar a lucratividade!
5 motivos para transformar sua agência física em uma agência de turismo online
Nos últimos anos, o segmento de turismo passou por transformações fundamentais com o advento da internet e serviços turísticos a um clique de distância. Com o surgimento das chamadas OTAs (agências de viagem online), iniciou-se também uma corrida do desenvolvimento tecnológico e a necessidade de fazer adaptações dos meios de produção e consumo dos produtos turísticos no mercado.
Vale lembrar que os sites e aplicativos das OTAs abrangem um amplo leque de ofertas, incluindo venda de passagens aéreas, hospedagem e pacotes de viagem. Gigantes como Airbnb, Melhores Destinos, Decolar.com e Skyscanner demonstram a força do meio digital na decisão final do público consumidor.
Nesse cenário, visando manter e aumentar a competitividade no segmento, as agências de viagem tradicionais vêm desenvolvendo seus próprios canais de distribuição online, criando ferramentas para competir com as OTAs – além de valorizarem os diferenciais e serviços que apenas as agências físicas podem oferecer. Vamos às razões para incluir seu negócio no modelo da agência de turismo online!
1. O perfil do consumidor se transformou – e o da sua agência também deve!
A internet transformou o modo como consumimos produtos e serviços nos mais diferentes segmentos – não seria diferente quando o assunto é o setor turístico. Antes, quem desejava planejar uma viagem e resolver todos os trâmites logísticos buscava a opinião de familiares e amigos, era exposto à mídia tradicional e procurava uma agência de viagens tradicional.
Hoje, o processo de decisão e pesquisa é mais fácil e rápido: o consumidor médio acessa a internet e, nos buscadores online (como o Google), digita termos como “passagem barata + (destino desejado)”, obtendo, em poucos segundos, acesso às melhores ofertas.
Com toda a facilidade trazida pela web, o perfil do consumidor se transformou, e está cada vez mais autônomo quando o assunto é viajar. Na internet, é possível encontrar dicas e orientações e serviços para planejar uma viagem completa, incluindo roteiro, passagens, transporte, hospedagem e passeios turísticos.
Nesse cenário, ampliar a carteira de clientes, manter a competitividade e aumentar a lucratividade são objetivos que exigem que as agências tradicionais acertem o passo para atender ao novo perfil de cliente, reinventando-se para os novos tempos.
Afinal de contas, esta é uma lição básica de mercado: esteja onde o seu público está. E ele está cada vez conectado! Site otimizado e responsivo (que pode ser acessado via smartphones e dispositivos móveis), redes sociais atualizadas e ferramentas de marketing digital (como utilizar o e-mail para manter contato com os consumidores) são ações importantes que garantem uma sólida presença digital para seu negócio.
O novo perfil de público
Vale ressaltar: a grande maior parte dos consumidores atuais do mercado de turismo são jovens de 16 a 30 anos, frequentemente conectados à internet e às redes sociais (heavy users). Uma fatia considerável desses viajantes aproveita uma viagem de trabalho para fazer atividades de lazer e programas turísticos, diferenciando-se bastante do público mais velho.
2. Aumento da competitividade: mais valor agregado aliado à credibilidade da agência física
Ao manterem-se online, as agências de viagem tradicionais saem 2 vezes na frente. Isso porque podem aliar toda a disponibilidade e alcance da internet às vantagens que só o atendimento próximo e físico pode oferecer.
Não há como negar: a competitividade no atual mercado de turismo depende de uma boa presença online. Com isso, as agências tradicionais só têm a ganhar – isso porque as OTAs têm como foco gerar um alto volume de vendas e os preços mais baixos do segmento, mas muitas vezes às custas de poucas informações e dificuldade de suporte ao cliente.
Nesse sentido, no que diz respeito a um melhor atendimento e ao valor agregado para o público, as agências de turismo tradicionais mantêm sua vantagem. Migrar para a internet só traz benefícios e fortalece o nome da sua agência no mercado, ampliando o leque de possibilidades e canais para seus clientes.
Leia Mais: Tipos de agências de viagem: entenda os diferentes modelos de negócio
3. Disponibilidade 24hs, 7 dias por semana
Eis um outro grande motivo para apostar numa agência de turismo online: na internet, seu negócio fica disponível para o consumidor 24hs por dia, 7 dias por semana. Nesse sentido, seu site e/ou aplicativo “trabalha para você”: a qualquer hora, um potencial cliente pode entrar em contato com a sua agência e com os serviços, pacotes e planos de viagem oferecidos.
Para o público, essa disponibilidade também é muito vantajosa: isso significa que é possível fazer pesquisas e obter informações para a sua desejada viagem à noite, em finais de semana e feriados – sem precisar sair de casa.
Como resultado, a agência de turismo online ganha em potencial de vendas. Sem estar disponível 100% do tempo, afinal, esses negócios acabam por perder muitas oportunidades.
4. Baixo investimento operacional
O modelo online não demanda todos os investimentos exigidos para uma agência de viagens física. Criar uma presença digital, nesse sentido, não envolve custos de aluguel de espaço, compra de equipamentos e contratação de funcionários.
De fato, os gastos necessários para construir um bom site otimizado e gerenciar os endereços digitais da agência são baixos, principalmente se comparados às despesas de uma nova unidade física. E vale muito a pena!
5. Facilidade de divulgação da sua agência de viagens
A disponibilidade 24hs e a presença no meio online também é extremamente valiosa sob outra perspectiva: a do marketing da sua agência de viagens.
Hoje, falar em divulgação profissional é basicamente sinônimo de divulgação online ou marketing digital. O ambiente digital e a migração para a agência de turismo online, de fato, oferecem um enorme potencial para divulgar o negócio, em especial nas redes sociais.
Ferramentas como mídia paga (com anúncios no Google e mídias sociais), SEO e produção de conteúdo (principalmente via blog) são alguns dos caminhos eficazes para captar novos clientes e fidelizar os existentes.
Para explorar o marketing (online e offline) da sua agência de viagens, não perca a leitura deste artigo!
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