Viajar a passeio sempre é muito bom, já as viagens a trabalho nem tanto. Mas se tem uma coisa que essas duas viagens têm em comum é aquele momento preguicinha de organizar a mala.
Jogar tudo o que você tem no guarda-roupa dentro da mala não é a solução. Além de mais leve, uma mala bem organizada pode oferecer mais espaço para você trazer compras e outras coisas que quiser do destino.
O tipo de viagem que você vai fazer, o destino, o clima da região, os tipos de passeio, a duração da viagem e até o meio de transporte (avião, carro, ônibus e trem) influenciam na hora de arrumar as malas.
Não existe uma fórmula secreta para organizar a mala, mas algumas dicas práticas são valiosas para você organizar tudo como um profissional, acompanhe.
1. Faça um checklist
O primeiro passo a fazer é montar um checklist para viagem com tudo o que você realmente precisa levar. É importante considerar o local que você vai ficar, os tipos de passeio que vai fazer, o clima da cidade (e possíveis mudanças), enfim. Liste tudo o que você vai precisar para não deixar nada para trás:
- Documentos;
- Roupas para cada ocasião;
- Acessórios;
- O que vai na necessaire;
- Eletrônicos;
- Medicamentos;
- Kit higiene;
- Lanche.
Feito isso, separe todas as coisas que vai precisar e parta para o próximo passo.
2. Escolha a mala
O tipo de mala que você vai escolher vai depender do tipo de viagem que vai fazer. Uma mala enorme e pesada não é a melhor escolha se você vai fazer um mochilão indo de cidade a cidade usando transporte público. Mas se você vai fazer intercâmbio ou trabalhar em outro país, provavelmente uma mala grande será a melhor opção.
Avalie o tempo que você vai ficar fora e os percursos que vai fazer durante a viagem. Se for tirar férias de três ou quatro semanas, uma mala média com rodinhas pode ser uma boa saída.
A bagagem de mão deve pesar no máximo 5kg e ter até 115cm de altura, comprimento e largura. As bagagens despachadas devem pesar no máximo 23kg, se ela estiver mais pesada que o limite, você será cobrado por excesso de bagagem nas viagens de avião. Os preços variam de companhia aérea. Já as viagens de ônibus e trem não tem uma fiscalização efetiva que controla o limite de bagagem. Mas é sempre recomendável estar dentro dos limites para evitar transtornos.
3. Organize os itens
Depois de ter listado tudo o que você vai levar e ter escolhido a mala, é hora de organizar tudo. O ideal é que tenha espaço para tudo o que você planeja levar e que as roupas amassem o mínimo possível.
Itens pequenos podem ser colocados dentro de necessaires ou bolsa de mão para não ocuparem espaço ou mesmo se perderem dentro da mala.
Frascos de shampoo, cremes e perfumes em miniatura são ótimas opções se você vai ficar poucos dias fora de casa. Leve apenas os cosméticos e itens de higiene necessários. Uma boa dica é conferir se o hotel fornece esse tipo de produto para você não precisar carregar na mala.
Acessórios como sapatos e meias podem ser colocados dentro de saquinhos. Outros acessórios como brincos, colares e cintos também podem ser guardados em saquinhos ou necessaire para serem facilmente localizados e evitar danos.
Documentos e objetos de valor devem ir com você na bolsa para serem encontrados com rapidez e evitar perdê-los pelo caminho.
4. Dobre, enrole e otimize o espaço
Separe roupas que sejam versáteis e que combinem entre si, assim você não terá que levar uma grande quantidade de peças. Feito isso, dobre e enrole as peças para ganhar espaço e diminuir o risco de amassá-las. Mas não dobre em muitas camadas, pois assim elas não farão muito volume.
Coloque calças, saias, peças jeans e de moletom em camadas uniformes no fundo da mala, sempre as de tecido mais pesado ao fundo. Dobre camisas, vestidos e casacos pelo avesso e aproveite os espaços que sobrar para colocar cintos, roupas íntimas enroladas e outras peças que não amassam. Deixe peças mais delicadas e que podem amassar por cima de tudo na mala.
Já nos bolsos externos da mala podem ser aproveitados para guardar livros, óculos, remédios e outras coisas que possa precisar rapidamente. Separe os frascos de cosméticos e itens de higiene em saquinhos e coloque-os na lateral da mala, para diminuir o risco de vazarem.
5. Aproveite as embalagens dos produtos comprados
Toda viagem rende boas compras, não é mesmo? E por que não aproveitar as embalagens dos produtos comprados para guardar outras coisas? Normalmente, as embalagens são maiores que os produtos, portanto, a dica é: tire todos os produtos comprados das embalagens para ocuparem menos espaço e enrole-os nas roupas para protegê-los. Pegue as caixas vazias e aproveite para guardar outros objetos, principalmente roupas.
Para organizar a mala como um profissional
Seguindo esses cinco passos você vai ser capaz de organizar a mala como um verdadeiro profissional. E para ser um expert em organização, leia nossos outros conteúdos relacionados:
Como arrumar as malas para viagem das férias?
Mala de viagem de mão: guia completo sobre restrições e possibilidades
[…] muitas das vezes, o excesso de bagagem pode ser prevenido com a otimização na hora de fazer as malas. Em outras (como nas situações de mudança e compras a serem transportadas), ultrapassar o limite […]
[…] mais bonitas do Brasil (não foi tarefa fácil!). Confira a lista e tente segurar sua vontade de fazer as malas agora […]
[…] fatores entram no checklist. Além de uma boa dose de ansiedade para chegar ao novo destino, a organização da mala e a separação de todos os documentos necessários marcam a etapa do planejamento. Mas será que […]
[…] Saiba Mais: 5 passos para organizar sua mala como um viajante profissional […]
[…] malas com compartimentos e divisões internos são as ideais, tendo em vista que facilitam a organização dos itens e aumentam a praticidade se for preciso guardar alguma coisa que está à mão (nesse caso, nos […]