Viajar é uma experiência muito enriquecedora. Conhecer novos lugares é conhecer também novos costumes culturais e novas sociedades.
Nós brasileiros estamos acostumados ao feijão com arroz, ao churrasco, à pouca roupa no verão, à folia do carnaval e ao futebol nacional. Já outros países têm costumes que podem nos surpreender, como os australianos que são habituados a andar descalços pelas ruas, ou os indianos que não consomem carne bovina por considerar o animal um ser sagrado.
Mas nós brasileiros também temos costumes que são considerados como uma ofensa para outros povos. Por aqui é aceitável chegar atrasado em compromissos, em outros países como a Inglaterra e Alemanha chegar atrasado é uma das atitudes mais grosseiras que se pode fazer.
As diferenças não param por aí: encher a pizza de ketchup ou molho de pimenta causa estranhamento na Espanha e no Japão, na Itália chega a ser ofensivo. O hábito de dar gorjeta, por exemplo, é tido também como uma ofensa para os japoneses e sul-coreanos.
Preparamos a seguir algumas ações que você deve evitar para não fazer feio em Paris, Nova York, Tóquio e Dubai, confira.
Não seja rude com os franceses
Os franceses são diferentes dos brasileiros. Enquanto nós somos mais expressivos, falamos alto e somos mais barulhentos, o povo de lá é mais contido e introvertido.
Na verdade este costume vem da tradição que os parisienses têm em respeitar ambientes públicos. Diferente das cidades brasileiras, na capital francesa não se encontra pessoas conversando alto nos metrôs, museus e outros espaços públicos. Até mesmo as crianças e adolescentes não se expressam com a energia dos brasileiros. Portanto, fique atento para não assustar os franceses enquanto estiver passeando pela cidade.
Outra curiosidade no comportamento dos franceses é que eles não batem palmas enquanto cantam “parabéns pra você”.
Para não fazer feio em Nova York
Algo muito comum no Brasil ao chegar num restaurante e sentar na primeira mesa disponível, certo? Esse hábito comum no nosso dia a dia pode ser constrangedor em Nova York. Ao ir para um restaurante na cidade você deve esperar o maître ou hostess escolher e te conduzir até uma mesa que esteja livre. Você pode até pedir para trocar, mas não há garantias de que o seu pedido será atendido.
Assim como os britânicos, se atrasar para um compromisso com os nova-iorquinos é uma atitude considerada extremamente rude. E assim como os franceses, o povo de Nova York também não gosta de conversas altas demais, principalmente em lugares fechados.
Sem passar vergonha em Tóquio
Os japoneses têm hábitos de educação, disciplina e cordialidade mundialmente conhecidos. Uma atitude considerada rude para os japoneses é servir o próprio copo de bebida, você deve esperar alguém servi-lo.
Algo comum para nós brasileiros é apontar o dedo para indicar alguma direção, objeto, etc. Mas no Japão, tal gesto é considerado ameaçador! Para apontar algo, use a mão aberta.
Para embarcar no metrô ou no trem todos esperam em fila e deixam primeiro as pessoas saírem para depois entrarem. Além disso, os japoneses evitam ficar com mochilas nas costas e atender celulares, tudo para não incomodar os outros. No Brasil essas regras sequer existem, mas não vá passar vergonha do outro lado do mundo.
Com classe e elegância em Dubai
Em Dubai a maioria dos habitantes são árabes, portanto os costumes culturais seguem a tradição do povo árabe. Os homens se vestem com roupas brancas e turbantes coloridos, as mulheres usam burcas pretas. Não há regras de vestimenta para turistas, mas alguns costumes podem ser ofensivos. Assim como no Japão, apontar o dedo é considerado um gesto grosseiro. Demonstrações de afeto entre um casal em público devem ser evitados. E para tirar foto de uma mulher é necessário pedir permissão para ela.
Mesmo que você cometa alguma gafe, o povo árabe é cordial (especialmente com estrangeiros) e vai entender que a sua cultura é diferente da dele.
Falar baixo, ser cordial e não chegar atrasado. Essas regrinhas poderiam servir para tantos lugares, não é mesmo? Mas agora você já sabe que para não fazer feio é só seguir as nossas dicas e continuar se informando no nosso blog. Conhece outros costumes culturais muito diferente do nosso? Conta pra gente!
Vai viajar para o exterior? Confira nossas dicas para economizar na viagem!
[…] turismo e novos sabores é uma das melhores maneiras de se aprofundar em diferentes culturas e criar conexões afetivas com diferentes destinos – sem falar nas experiências memoráveis. […]
[…] Leia Mais: Curiosidades culturais: saiba como não fazer feio em Paris, Nova York, Tóquio e Dubai […]
[…] longo da caminhada por pontos turísticos e relevantes da cidade, os guias abordam assuntos como curiosidades culturais, história, costumes locais e leis específicas vigentes no país – geralmente em um clima bem descontraído. Não deixe […]