Se você está prestes a embarcar e quer ficar por dentro das regras de Bagagem Gol, este é o artigo certo para te ajudar! Vale lembrar, afinal, que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) estabeleceu mudanças importantes sobre bagagem de mão e despachada, o que ainda gera muitas dúvidas nos passageiros.
O fim da franquia obrigatória para despacho e a unificação do peso da mala de mão em voos nacionais (10kg) são os exemplos de maior destaque das novas determinações. Dimensões da bagagem, taxas para excesso de peso e normas para trajetos internacionais, por sua vez, são fatores que ficam a critério de cada companhia aérea.
Confira tudo o que você precisa saber sobre preços e regras para viajar com a Gol!
Bagagem Gol: regras gerais
Bagagem de mão Gol: confira as normas
Cada passageiro pode levar, gratuitamente, uma bagagem de mão que atenda às normas da empresa e um item pessoal (como uma bolsa, um tablet, um notebook ou uma sacola de produtos comprados em free shop).
A Gol orienta que os passageiros acomodem seu item pessoal no espaço disponível abaixo do assento ou no bolsão da poltrona à frente (a menos que os lugares sejam localizados nas saídas de emergência ou nas primeiras fileiras da aeronave). Veja as regras:
- Peso máximo da mala de mão: 10kg;
- Dimensões máximas permitidas: 35cm x 25cm x 55cm (comprimento, largura e altura).
Nota da Gol sobre a acomodação da bagagem de mão
A empresa aérea ressalta que o armazenamento das bagagens de mão na cabine fica sujeito ao espaço disponível nos compartimentos superiores. Dessa forma, a mala dos passageiros pode ser despachada no portão de embarque mesmo que esteja dentro do padrão permitido (nesses casos, sem custos).
Bagagem despachada Gol: o que você precisa saber
Algumas tarifas da Gol oferecem o benefício de bagagem despachada gratuitamente. Se não for o caso, o cliente poderá adquiri-lo durante a compra da passagem.
- Peso máximo da bagagem despachada: 23kg;
- Dimensões máximas permitidas: 50cm x 28cm x 80cm (comprimento, altura e largura).
Vale destacar que a Gol considera que cada bagagem despachada corresponde a um único volume de até 23kg. Se o passageiro distribuir esse peso em dois ou mais volumes, cada um desses itens extras será cobrado como bagagem adicional.
Como funciona a gratuidade do despacho de bagagens na Gol?
Como vimos, agora as companhias aéreas não são obrigadas a liberar o despacho de bagagens gratuito, mas podem determinar as condições segundo suas próprias políticas. Na Gol, a gratuidade ou o pagamento ficam condicionados a cada diferente tipo de tarifa. Confira:
– Premium Economy: direito à 1ª e 2ª bagagens gratuitas, apenas em voos internacionais;
– Max: direito à 1ª e 2ª bagagens gratuitas, apenas em voos nacionais;
– Plus: direito à 1ª bagagem gratuita;
– Light: sem bagagem gratuita;
– Promo: sem bagagem gratuita.
Atenção: essas informações são referentes apenas aos Clientes Gol. Para clientes Smiles Diamante, Smiles Ouro, Smiles Prata e Smiles, clique aqui e saiba mais.
Como comprar franquia de bagagem despachada na Gol?
Clientes Light e Promo (que não possuem bagagem despachada gratuita) ou demais clientes que desejarem levar mais bagagem podem fazê-lo através do menu Minhas Reservas, no site da Gol, ou durante o próprio check-in.
Aqueles que compraram suas passagens através de outros portais ou agências de viagem (que não pertencem à Gol), devem acessar o mesmo menu Minhas Reservas utilizando o sobrenome e o localizador.
Os preços por mala despachada – de até 23kg – podem ser conferidos no infográfico do início do artigo, variando de acordo com a tarifa, a quantidade de bagagens e trajetos internacionais ou nacionais.
Fique atento: não deixe para última hora e priorize a compra por meio dos canais digitais da Gol, que oferecem preços melhores!
Ei, quer atender às regras de bagagem, viajar com estilo e ainda economizar? Alugue sua mala!
Excesso de Bagagem Gol: como funciona?
Se o peso máximo da bagagem de mão (10kg) ou as dimensões da mesma forem ultrapassados, o passageiro deverá pagar a taxa para despachá-la, perdendo o direito à sua franquia gratuita.
No caso da bagagem despachada, caso a mala ultrapasse os 23kg permitidos, será cobrada uma taxa de R$25,00 por quilo excedente em voos nacionais e R$40,00 em voos internacionais.
Atenção: nenhuma peça poderá ultrapassar 45kg em voos nacionais e 32kg em voos internacionais.
Quantos quilos excedentes o passageiro pode comprar?
O passageiro poderá comprar no máximo 200kg como excesso de bagagem. Se esse valor for ultrapassado, ele deverá pagar a taxa para despachar as peças como carga via GOLLOG, o serviço de transporte de carga e encomendas da GOL.
Bagagem Gol: o que pode (e não pode) levar?
Entre as regras mais comuns sobre itens permitidos na bagagem, destaca-se o transporte de líquidos em voos internacionais. Nessa situação, lembre-se: na mala de mão, você pode armazenar o conteúdo em frascos de até 100ml.
Esses frascos devem ser embalados em sacola plástica com dimensões máximas de 20 x 20cm, sendo que todo o volume transportado não pode exceder 1 litro (é autorizado somente uma única sacola plástica por passageiro).
Confira outras restrições e permissões da Bagagem Gol (frisadas pela própria companhia)!
É permitido levar na bagagem de mão:
- cigarros eletrônicos;
- dispositivos eletrônicos com bateria;
- baterias de lítio avulsas (precisa de aprovação prévia da Gol);
- baterias soltas/avulsas;
- objetos de valor (joias, dinheiro e papéis negociáveis podem ser levados apenas na mala de mão);
- plantas (devidamente condicionadas e à prova de vazamentos. Em trajetos internacionais, as plantas podem ser transportadas apenas via GOLLOG. O item demanda aprovação prévia da Gol).
É permitido levar na bagagem despachada:
- cadeira de rodas (precisa da aprovação prévia da Gol);
- aerossóis não tóxicos e não inflamáveis;
- termômetro médico;
- computadores e TVs (computadores do tipo laptop podem ser levados apenas como bagagem de mão);
- motor elétrico ou motor com combustão interna.
É permitido levar nos dois tipos de bagagem:
- artigos medicinais ou de higiene pessoal;
- bebidas alcoólicas;
- materiais descartáveis (como talheres e copos de plástico, embalagens de isopor etc. Os itens não são permitidos em trajetos para Fernando de Noronha);
- isqueiro ou fósforo (precisa de aprovação prévia da Gol);
- marca-passo cardíaco (com aprovação prévia da Gol);
- lâmpadas de LED;
- instrumentos musicais (com autorização prévia da Gol);
- materiais esportivos (com autorização prévia da Gol);
- gelo e alimentos (com autorização prévia da Gol);
- eletrodomésticos (com autorização prévia da Gol);
- objetos frágeis (com autorização prévia da Gol).
É PROIBIDO levar na bagagem Gol:
- itens que produzem calor, como equipamentos de solda e lanternas submarinas;
- armas de choque;
- equipamento de segurança, como maletas e caixas de dinheiro;
- fogareiro de acampamento;
- materiais biológicos;
- explosivos, gases e líquidos inflamáveis, elementos corrosivos, dentre outros.
Para mais detalhes sobre o que levar e não levar na bagagem, não deixe de conferir o site da Gol!
E então, tirou suas dúvidas sobre Bagagem Gol? Para esclarecer mais questões sobre viagens aéreas e embarcar mais tranquilo, aproveite para conferir nosso Guia de Direitos do Passageiro Aéreo: parte I e parte II!
[…] Veja as regras de bagagem da Gol […]